JOGOS INTERCLASSES 2015

REGRAS DE HANDEBOL

3. Regras básicas Arbitragem
A partida é apitada por árbitros. Um se coloca atrás da defesa e outro, atrás do ataque, e eles mudam de posição quando os times invertem suas posições (o defensor passa o ataque e vice versa).

Os times
Cada time tem 10 jogadores, com, no mínimo, 1 goleiro. Mas, na quadra, só podem ficar 7 (6jogadores de quadra e 1 goleiro); os outros ficam na reserva.

Reservas
Podem entrar no jogo pela sua zona de substituição em qualquer tempo e não precisam notificar a mesa, desde que os jogadores substituídos já tenham deixado a quadra pelo mesmo local. Os reservas devem ficar no local destinado a eles.

Uniformes
O uniforme dos jogadores de quadra de uma equipe deve ser igual, e a camisa do goleiro, de cor diferente da de sua equipe, da equipe adversária e da do goleiro adversário.
É proibido o uso de pulseiras, relógios, anéis, colares, óculos sem armação sólida e sem elástico, ou qualquer outro objeto que possa pôr em perigo os jogadores.

A bola
A bola é de couro ou material sintético. Ela deve ser esférica. Sua superfície não pode ser brilhante nem escorregadia.

Duração do jogo
Para equipes masculinas e femininas a duração do jogo será de dois tempos de 10 minutos cada um,. Após o intervalo, as equipes mudam de lado.
Cada técnico tem direito de pedir um tempo técnico de 1 minuto em cada período para orientar sua equipe.
Se o jogo terminar empatado e tiver de continuar até que haja um vencedor, uma prorrogação de dois tempos de 2 minutos cada um, procedendo-se a um sorteio para decidir quem dá o tiro de saída. Novo empate, outra prorrogação. Persistindo o empate, cobranças de tiros de 7 m.

As funções do goleiro
Ao goleiro é permitido:
a) tocar a bola com qualquer parte do seu corpo, em uma tentativa de defesa, dentro da sua área de gol;
b) deslocar-se na área de gol com a bola na mão, sem restrição – mas não pode retardar a execução do tiro de meta;
c) sair da área do gol sem a bola dominada e participar da partida no terreno do jogo, estando sujeito às mesmas regras aplicadas aos jogadores de quadra.

Ao goleiro é proibido:
a) colocar em perigo o adversário em uma tentativa de defesa;
b) sair da área do gol com a bola dominada;
c) tocar a bola de novo após tiro de meta, antes que ela tenha tocado outro jogador;
d) tocar, levar a bola parada ou rolando quando esta estiver fora de sua área de gol e ele dentro;
e) retornar para dentro de sua área com a bola;
f) tocar na bola, estando dentro de sua área, quando um jogador de sua equipe joga a bola para a sua própria área de gol.
Todas essas irregularidades são punidas com tiro livre para o adversário.

Áreas de gol
Só o goleiro pode permanecer na área do gol. Ela é violada no momento em que qualquer jogador de quadra, de ataque ou defesa, tocá-la (mesmo na linha), com qualquer parte do corpo. Só não haverá violação quando a invasão ocorrer após o jogador ter lançado a bola ou ter feito uma defesa, desde que não haja prejuízo para o adversário. A violação da área é punida com:
tiro livre, se um jogador de quadra a invade com ou sem bola, se com isso leva vantagem; tiro de 7m, se um defensor a invade intencionalmente e coloca em desvantagem o atacante de posse de bola. Na área de gol, a bola é do goleiro. É proibido a qualquer outro jogador tocar na bola que se encontra na área, parada ou rolando, ou de posse do goleiro. Se a bola estiver no ar, acima da área do gol, pode ser livremente jogada. A bola que chegar até a área do gol durante o jogo deve ser reposta através de um tiro de meta executado pelo goleiro. O lançamento intencional da bola para sua própria área de gol é punido com: gol, se a bola entrar na baliza (exceção da execução do tiro de meta); tiro livre, se o goleiro a toca, impedindo que ela entre no gol, e se a bola permanecer parada na área do gol; tiro lateral, se sair pela linha de fundo. Se a bola toca a trave ou atravessa a área do gol, o jogo prossegue normalmente, caso não tenha sido tocada pelo goleiro.

No manejo da bola é permitido:
a) atirar, agarrar, parar, empurrar ou bater a bola, usando mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos;
b) segurar a bola no máximo 3 segundos, mesmo quando ela estiver em contato com o solo;
c) dar, no máximo, 3 passos com a bola na mão.

Considera-se um passo quando:
· Um jogador que está parado com ambos os pés no solo levanta um pé e o apoia de novo ou move um pé de um lugar para outro;
· Um jogador está tocando o solo somente com um pé, agarra a bola e então toca o solo com o outro pé;
· Um jogador, depois de um salto, toca o solo somente com um pé, e então pula sobre o mesmo pé ou toca o solo com o outro pé;
· Um jogador, depois de um salto, toca o solo com ambos os pés simultaneamente e então levanta um pé e o apoia de novo, ou move um pé de um lugar para outro.
d) lançar a bola uma vez ao solo e agarrá-la de novo com uma ou duas mãos;
e) bater a bola várias vezes em seguida no solo com uma das mãos. Quando o jogador dominar a bola, deve jogá-la, no máximo, após dar 3 passos ou depois de 3 segundos. A bola é considerada como lançada ao solo desde que o jogador intencionalmente a desvie para o solo, com qualquer parte de seu corpo;
f) mover a bola de uma mão para outra;
g) jogar a bola enquanto ajoelhado, sentado ou deitado no solo.

No manejo da bola é proibido:
a) tocar a bola mais de uma vez, a menos que ela tenha tocado o solo, outro jogador, ou a baliza nesse meio tempo. Falha de recepção não é penalizada;
b) tocar a bola com o pé ou abaixo do joelho, exceto quando a bola foi lançada no jogador por um adversário;
c) manter a bola em posse de sua equipe sem fazer tentativa reconhecível de ataque ou arremesso ao gol. Isso é considerado “jogo passivo”. Nesse caso, será tiro livre para o adversário. Quando os árbitros reconhecem jogo passivo, eles alertam a equipe atacante com uma advertência (através de um gesto), e a equipe deve imediatamente modificar sua maneira de atacar, buscar o arremesso; se a equipe advertida insistir no erro, os árbitros darão tiro livre contra.

Na conduta em relação ao adversário é permitido:
a) utilizar os braços e as mãos para bloquear ou ganhar a posse de bola;
b) tirar a bola do adversário com a mão aberta, não importa de que lado;
c) barrar, com o tronco, o caminho do adversário, mesmo que ele não esteja com a bola;
d) entrar em contato físico com o adversário, quando de frente para ele e com os braços flexionados, bem como controlar e acompanhar o adversário.
 Na conduta em relação ao adversário é proibido:
a) obstruir o adversário com as mãos, os braços ou as pernas;
b) empurrar o adversário para dentro da área de gol;
c) arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos;
d) utilizar o punho para tirar a bola do adversário;
e) lançar a bola de modo perigoso para o adversário ou dirigir a bola contra ele em uma finta perigosa;
f) colocar em perigo o goleiro;
g) segurar o adversário, agarrá-lo ou empurrá-lo;
h) lançar-se sobre o adversário correndo ou saltando, passar-lhe a perna, atirar-se diante dele ou agir de qualquer outra maneira perigosa.

O gol
Um gol será anotado quando a bola ultrapassar inteiramente a linha de gol, por dentro da baliza, e nenhuma falta for cometida pelo time atacante (no caso de uma ação faltosa de um defensor, se a bola entra na baliza, o gol será validado). Se os árbitros ou o cronometrista paralisarem o jogo antes de a bola ultrapassar a linha do gol, o tento não será validado. No caso de alguém que não esteja participando da partida impedir a entrada da bola na baliza, o gol será
validado, mesmo que a bola não tenha ultrapassado inteiramente a linha do gol.

Tiro de saída
No começo do jogo, o tiro de saída é executado pela equipe que venceu o sorteio e escolheu ficar com a bola; os adversários, então, têm o direito de escolher o lado da quadra. Alternativamente, se a equipe que ganhou o sorteio escolher o lado da quadra, o adversário dá o tiro de saída.
No início do segundo tempo, o tiro de saída é feito pelo time que não o executou no início do jogo.
O tiro de saída é feito em qualquer direção do centro da quadra (com uma tolerância de 1,5 m lateralmente). O jogador executante do tiro deve ter um pé sobre a linha central até que a bola tenha saído de sua mão. Ele é precedido por um apito e deve ser executado em 3 segundos. Os companheiros da equipe do executor devem estar em sua própria quadra até o apito de autorização dado pelo árbitro. Para o tiro de saída do início de cada tempo, todos os jogadores devem estar nos próprios lados da quadra deles. Contudo, para tiros de saída depois que um gol foi marcado, os adversários podem estar em ambos os lados da quadra, respeitando pelo menos 3 m de distância do jogador executante do tiro de saída.
Tiro lateral
Um tiro lateral é assinalado quando a bola tiver cruzado completamente a linha lateral, ou quando um jogador de quadra da equipe defensora tiver sido o último a tocar na bola antes que ela cruzasse a linha de fundo de sua equipe. O tiro lateral é executado sem o apito do árbitro, pelo adversário da equipe cujo jogador tocou por último na bola antes que ela cruzasse a linha. O tiro lateral é executado do ponto onde a bola cruzou a linha lateral ou, se ela cruzou a linha de fundo, da intersecção entre a linha lateral e a linha de fundo daquele lado.
O executante deve permanecer com um pé sobre a linha lateral até que a bola tenha saído da mão dele. Ao jogador não é permitido colocar a bola no solo e pegá-la de novo, ou quicar a bola e agarrá-la novamente.
Enquanto o tiro lateral está sendo executado, os adversários não podem estar a menos de 3 m do executante.
Eles estão, contudo, sempre autorizados a permanecer imediatamente no lado de fora da linha da área de gol deles, mesmo se a distância entre eles e o executante for inferior a 3 m. Um gol marcado direto de um tiro lateral será válido.

Tiro de meta
Quando o goleiro controla a bola na área de gol ou quando a bola cruza a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro ou pelo jogador da equipe adversária, o goleiro deverá executar o tiro para fora da área e não poderá tocar novamente na bola enquanto ela não for tocada por um jogador de quadra. O tiro é considerado executado quando a bola lançada pelo goleiro tiver ultrapassado a linha de área do gol. Durante o tiro, os adversários podem ficar no espaço entre a linha de área e a de tiro livre.

Tiro livre
Os árbitros interrompem o jogo e o reiniciam com um tiro livre para os adversários quando:
· A equipe em posse de bola comete uma violação das regras que deve conduzir à perda de sua posse;
· A equipe defensora comete uma violação das regras que cause, para a equipe em posse de bola, a perda desta.
O tiro livre é normalmente executado sem nenhum apito do árbitro, a princípio, do lugar onde a infração ocorreu.
Nunca deve ser executado dentro da própria área do gol da equipe executante ou dentro da linha de tiro livre dos adversários.
Quando o executor está posicionado corretamente e com a bola nas mãos, este não deve colocá-la no solo e pegá-la novamente, quicá-la e agarrá-la de novo; também não pode entregála a um companheiro e mesmo o companheiro não pode tocar ou pegar a bola da mão do
executor.
Os jogadores da equipe do executor não podem permanecer dentro da área de tiro livre adversária até que o tiro livre tenha sido executado. Os adversários devem respeitar os 3 m de distância do tiro.

Tiro de 7 m
É aplicado quando:
a) uma clara chance de marcar um gol é destruída por um jogador ou oficial de equipe do time adversário em qualquer lugar na quadra;
b) há um apito não autorizado no momento de uma clara chance de marcar um gol;
c) uma clara chance de marcar um gol é destruída através de interferência de alguém não participante do jogo.
O tiro de 7 m é um lançamento direto ao gol e, durante sua execução, o jogador não pode tocar nem ultrapassar a linha de 7 m antes que a bola tenha deixado sua mão. Nenhum outro jogador, além do executor, pode ficar entre a linha da área de gol e a linha de tiro livre. Se um jogador da equipe atacante toca a linha de tiro livre antes do arremesso, é marcado tiro livre em favor da equipe defensora. No caso inverso, pune-se o infrator validando o gol, se a bola entrou, ou repete-se o tiro.

Execução dos tiros
A bola deve estar na mão do executor e os jogadores, nas posições prescritas pelo tiro em questão.
Exceto no tiro de meta, o executante deve ter uma parte de um pé em constante contato com o solo quando o tiro é executado.
A bola não pode ser entregue em mãos ou tocada por um companheiro até que o tiro tenha sido executado, e não se deve colocá-la no solo e pegá-la novamente, quicá-la e agarrá-la.

Sanções
Uso do cartão amarelo
a) faltas e infrações contra um adversário (condutas para com o adversário) persistentes;
b) infração quando os adversários estão executando um tiro;
c) atitude antidesportiva de um jogador ou oficial. Para a equipe: máximo de 3 para os jogadores e máximo de 1 para os 4 oficiais.

Exclusão por 2 minutos:
a) falta durante a substituição ou entrada ilegal em quadra;
b) faltas repetidas que devem ser punidas progressivamente;
c) por conduta antidesportiva recorrente, seja por parte de um oficial ou de um jogador, dentro ou fora da quadra;
d) por não soltar ou não colocar a bola no solo sobre a marcação de tiro livre contra a equipe que está em posse de bola.
Para a equipe – máximo de 3 para cada jogador; máximo de 1 para os 4 oficiais. O tempo de exclusão tem início quando o árbitro, por meio do apito, reinicia o jogo.

O cartão vermelho é aplicado:
a) quando um jogador não está autorizado a jogar;
b) por falta que coloque em perigo a integridade física do adversário;
c) por atitude antidesportiva grosseira de um jogador ou oficial de equipe;
d) por causa de uma terceira exclusão para o mesmo jogador;
e) por uma agressão de um jogador fora do tempo de jogo e por agressão de um oficial;
A desqualificação é sempre para o tempo restante de jogo. O jogador deve deixar a quadra e a área de substituição. Decorridos 2 minutos, a equipe pode colocar em quadra outro jogador no lugar do jogador faltoso. Para a equipe: máximo de 1 para cada jogador; máximo de 1 para cada oficial.

Expulsão
É aplicada quando ocorre uma agressão física contra o corpo de um adversário, companheiro, oficial de arbitragem ou espectador, durante o tempo do jogo.
A equipe deverá jogar o tempo restante da partida com um jogador a menos. Mais de uma violação na mesma situação: o tempo de exclusão poderá ser de 4 minutos se o jogador, após uma exclusão, for culpado de atitude antidesportiva antes de reiniciar o jogo; isso vale para
desqualificação também. Assim, é dada à equipe uma punição adicional.

Os árbitros
Cada jogo é dirigido por dois árbitros, ambos com os mesmos direitos.
Eles são assistidos por um secretário e por um cronometrista.


                SISTEMA DE DISPUTA DO TORNEIO DE HANDEBOL 2015

Para 8º Anos:

Duas chaves de 3 equipes:

Chave A                 Chave  B

Equipe 1               Equipe 4
Equipe 2               Equipe 5
Equipe 3                Equipe 6

1 x 2                      4 x 5
3 x perdedor           6 x perdedor
3 x vencedor           6 x vencedor
 Semifinal

1º chave A   x  2º chave  B
1º chave B   x  2º chave  A

Final

Perdedores da semifinal  - 3º lugar
Vencedor da semifinal    - 1º lugar


Para 9º Anos


Chave A                 Chave  B

Equipe 1               Equipe 5
Equipe 2               Equipe 6
Equipe 3                Equipe 7
Equipe 4                Equipe 8

1 x 2                      5 x 6
3 x 4                      7 x 8
1 x 3                      5 x 7
2 x 4                      6 x 8
1  x 4                     5 x 8
2  x 3                     6 x 7

Semifinal

1º chave A   x  2º chave  B
1º chave B   x  2º chave  A

Final

Perdedores da semifinal  - 3º lugar
Vencedor da semifinal    - 1º lugar


Regulamento de  FUTSAL CEF 07 BSB
 O Torneio de FUTSAL CEF 07 BSB  tem como objetivo a integração,desenvolver o espírito esportivo ,avaliar o trabalho realizado no semestre e o lazer entre os alunos,portanto atitudes desrespeitosa e agressiva não são os objetivos do nosso evento. Colabore com o bom andamento dos jogos.
1-Sistema de disputa:
semelhante  ao realizado na copa do mundo, só que  entre as séries do CEF 7 de BSB. Fase de grupos, semifinais e final em cada  série.
2-Nos grupos onde há somente 3 equipes,após a 1ª rodada do grupo, em caso de algum jogo terminar empatado a equipe que sofrer  o primeiro gol será a equipe que fará o primeiro jogo com a 3ª equipe do grupo. Caso o jogo termine  zero a zero  um sorteio  definirá  que equipe jogará primeiro com a 3ª equipe do grupo . No entanto na tabela de pontuação será marcado 1 ponto para cada equipe,resultado do empate das equipes.
3-Caso haja empate na pontuação entre duas equipes o confronto direto definirá a classificação. Caso não seja possível e / ou envolvendo três ou mais equipes ,será analisado: 1º- melhor saldo de gols, 2º- Gols pró e 3º- defesa menos vazada, caso ainda não seja possível definir o classificado haverá um sorteio entre as equipes envolvidas no empate.
2-Sistema de pontuação:
Vitória 3 pontos, empate 1 ponto e derrota zero  ponto.
3-Dos Jogos:
-As partidas serão disputadas em dois tempos de 10 min. ( =20 min.) com intervalo de 2 min. intervalo.
-As substituições podem ser feitas sem limites, devendo o substituto aguardar a saída do substituído fora da quadra, no espaço delimitado de 5 m. Somente na substituição do goleiro será parado o jogo.
-Todos os reservas podem /devem entrar no jogo, visando à avaliação individual;
-Equipes que não se apresentarem na hora marcada para os jogos conforme a tabela de jogos perderá por W.O. , causando perda de cinco pontos na tabela de classificação dos jogos e seus membros perderão três pontos na avaliação individual. Nas turmas( 8ºA ao F, 9ºABCD)
-Equipes que não dispuserem de uniforme deverão utilizar coletes fornecidos pelo CEF7.
-Membros das equipes que invadirem a zona de jogo ( espaço da quadra),sem estarem envolvidos nos jogos, serão penalizados com perda de 1 ponto na sua avaliação individual, a cada invasão.
-Os demais membros das equipes inscritos deverão permanecer sentados no banco de reserva, situado entre as duas quadras.
-Suspensão da programação só por motivos climáticos.
-Alunos expulsos no futsal cumprirão dois (2) jogo de suspensão. Em caso de reincidência o jogador estará eliminado do torneio .
- Alunos com 2 cartões amarelos terão que cumprir um jogo de suspensão.
5- Adaptações das Regras oficiais de Futsal.
1- o limite das faltas: são 3 as faltas cumulativas por período ( após será tiro livre de 10 m.)   e 3 faltas individuais  no jogo.( será obrigatoriamente substituído após a  3ª falta por outro jogador).
2-A equipe poderá fazer 1 único recuo para o goleiro,antes que a sua equipe passe do meio de campo e/ou o adversário toque na bola. (no segundo toque, será cobrado tiro indireto no local onde foi tocada a bola, se for fora da área ou  no limite da área se for tocado pelo goleiro ele estando dentro da área.
Importantíssimo: Pontualidade e aquecimento.
                                   É  fundamental a pontualidade , portanto o início do torneio às 7h45 min.  ( matutino) e 13h45min. Vespertino, é fundamental  para a sequência da programação estabelecida. Os capitães devem ficar atentos aos horários da programação. Haverá somente 5 min. de tolerância para o primeiro jogo da rodada. Os demais jogos serão consecutivos, sem tolerância.
Outro ponto relevante é o aquecimento prévio da equipes antes dos jogos, facilitará as equipes entrarem na disputa com vantagem. Sugerimos o início do aquecimento no início do jogo anterior ao seu jogo programado.
Obs: Todas as dúvidas serão resolvidas pelos professores de educação física dentro dos princípios e regras esportivas.


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