REGRAS
DE HANDEBOL
3. Regras
básicas Arbitragem
A partida é
apitada por árbitros. Um se coloca atrás da defesa e outro, atrás do ataque, e
eles mudam de posição quando os times invertem suas posições (o defensor passa
o ataque e vice versa).
Os times
Cada time tem 10
jogadores, com, no mínimo, 1 goleiro. Mas, na quadra, só podem ficar 7
(6jogadores de quadra e 1 goleiro); os outros ficam na reserva.
Reservas
Podem entrar no
jogo pela sua zona de substituição em qualquer tempo e não precisam notificar a
mesa, desde que os jogadores substituídos já tenham deixado a quadra pelo mesmo
local. Os reservas devem ficar no local destinado a eles.
Uniformes
O uniforme dos
jogadores de quadra de uma equipe deve ser igual, e a camisa do goleiro, de cor
diferente da de sua equipe, da equipe adversária e da do goleiro adversário.
É proibido o uso
de pulseiras, relógios, anéis, colares, óculos sem armação sólida e sem
elástico, ou qualquer outro objeto que possa pôr em perigo os jogadores.
A bola
A bola é de
couro ou material sintético. Ela deve ser esférica. Sua superfície não pode ser
brilhante nem escorregadia.
Duração do jogo
Para equipes
masculinas e femininas a duração do jogo será de dois tempos de 10 minutos cada
um,. Após o intervalo, as equipes mudam de lado.
Cada técnico tem
direito de pedir um tempo técnico de 1 minuto em cada período para orientar sua
equipe.
Se o jogo
terminar empatado e tiver de continuar até que haja um vencedor, uma
prorrogação de dois tempos de 2 minutos cada um, procedendo-se a um sorteio
para decidir quem dá o tiro de saída. Novo empate, outra prorrogação.
Persistindo o empate, cobranças de tiros de 7 m.
As funções do
goleiro
Ao goleiro é
permitido:
a) tocar a bola
com qualquer parte do seu corpo, em uma tentativa de defesa, dentro da sua área
de gol;
b) deslocar-se
na área de gol com a bola na mão, sem restrição – mas não pode retardar a
execução do tiro de meta;
c) sair da área
do gol sem a bola dominada e participar da partida no terreno do jogo, estando
sujeito às mesmas regras aplicadas aos jogadores de quadra.
Ao goleiro é
proibido:
a) colocar em
perigo o adversário em uma tentativa de defesa;
b) sair da área
do gol com a bola dominada;
c) tocar a bola
de novo após tiro de meta, antes que ela tenha tocado outro jogador;
d) tocar, levar
a bola parada ou rolando quando esta estiver fora de sua área de gol e ele
dentro;
e) retornar para
dentro de sua área com a bola;
f) tocar na
bola, estando dentro de sua área, quando um jogador de sua equipe joga a bola
para a sua própria área de gol.
Todas essas
irregularidades são punidas com tiro livre para o adversário.
Áreas de gol
Só o goleiro
pode permanecer na área do gol. Ela é violada no momento em que qualquer
jogador de quadra, de ataque ou defesa, tocá-la (mesmo na linha), com qualquer
parte do corpo. Só não haverá violação quando a invasão ocorrer após o jogador
ter lançado a bola ou ter feito uma defesa, desde que não haja prejuízo para o
adversário. A violação da área é punida com:
tiro livre, se
um jogador de quadra a invade com ou sem bola, se com isso leva vantagem; tiro
de 7m, se um defensor a invade intencionalmente e coloca em desvantagem o
atacante de posse de bola. Na área de gol, a bola é do goleiro. É proibido a
qualquer outro jogador tocar na bola que se encontra na área, parada ou
rolando, ou de posse do goleiro. Se a bola estiver no ar, acima da área do gol,
pode ser livremente jogada. A bola que chegar até a área do gol durante o jogo
deve ser reposta através de um tiro de meta executado pelo goleiro. O lançamento
intencional da bola para sua própria área de gol é punido com: gol, se a bola
entrar na baliza (exceção da execução do tiro de meta); tiro livre, se o
goleiro a toca, impedindo que ela entre no gol, e se a bola permanecer parada
na área do gol; tiro lateral, se sair pela linha de fundo. Se a bola toca a
trave ou atravessa a área do gol, o jogo prossegue normalmente, caso não tenha
sido tocada pelo goleiro.
No manejo da
bola é permitido:
a) atirar,
agarrar, parar, empurrar ou bater a bola, usando mãos, braços, cabeça, tronco,
coxas e joelhos;
b) segurar a
bola no máximo 3 segundos, mesmo quando ela estiver em contato com o solo;
c) dar, no
máximo, 3 passos com a bola na mão.
Considera-se um
passo quando:
· Um jogador que
está parado com ambos os pés no solo levanta um pé e o apoia de novo ou move um
pé de um lugar para outro;
· Um jogador está
tocando o solo somente com um pé, agarra a bola e então toca o solo com o outro
pé;
· Um jogador,
depois de um salto, toca o solo somente com um pé, e então pula sobre o mesmo
pé ou toca o solo com o outro pé;
· Um jogador,
depois de um salto, toca o solo com ambos os pés simultaneamente e então
levanta um pé e o apoia de novo, ou move um pé de um lugar para outro.
d) lançar a bola
uma vez ao solo e agarrá-la de novo com uma ou duas mãos;
e) bater a bola
várias vezes em seguida no solo com uma das mãos. Quando o jogador dominar a
bola, deve jogá-la, no máximo, após dar 3 passos ou depois de 3 segundos. A
bola é considerada como lançada ao solo desde que o jogador intencionalmente a
desvie para o solo, com qualquer parte de seu corpo;
f) mover a bola
de uma mão para outra;
g) jogar a bola
enquanto ajoelhado, sentado ou deitado no solo.
No manejo da
bola é proibido:
a) tocar a bola
mais de uma vez, a menos que ela tenha tocado o solo, outro jogador, ou a
baliza nesse meio tempo. Falha de recepção não é penalizada;
b) tocar a bola
com o pé ou abaixo do joelho, exceto quando a bola foi lançada no jogador por
um adversário;
c) manter a bola
em posse de sua equipe sem fazer tentativa reconhecível de ataque ou arremesso
ao gol. Isso é considerado “jogo passivo”. Nesse caso, será tiro livre para o
adversário. Quando os árbitros reconhecem jogo passivo, eles alertam a equipe
atacante com uma advertência (através de um gesto), e a equipe deve
imediatamente modificar sua maneira de atacar, buscar o arremesso; se a equipe
advertida insistir no erro, os árbitros darão tiro livre contra.
Na conduta em
relação ao adversário é permitido:
a) utilizar os
braços e as mãos para bloquear ou ganhar a posse de bola;
b) tirar a bola
do adversário com a mão aberta, não importa de que lado;
c) barrar, com o
tronco, o caminho do adversário, mesmo que ele não esteja com a bola;
d) entrar em
contato físico com o adversário, quando de frente para ele e com os braços
flexionados, bem como controlar e acompanhar o adversário.
Na conduta em relação ao adversário é
proibido:
a) obstruir o
adversário com as mãos, os braços ou as pernas;
b) empurrar o
adversário para dentro da área de gol;
c) arrancar a bola
do adversário com uma ou duas mãos;
d) utilizar o
punho para tirar a bola do adversário;
e) lançar a bola
de modo perigoso para o adversário ou dirigir a bola contra ele em uma finta
perigosa;
f) colocar em
perigo o goleiro;
g) segurar o
adversário, agarrá-lo ou empurrá-lo;
h) lançar-se
sobre o adversário correndo ou saltando, passar-lhe a perna, atirar-se diante
dele ou agir de qualquer outra maneira perigosa.
O gol
Um gol será
anotado quando a bola ultrapassar inteiramente a linha de gol, por dentro da
baliza, e nenhuma falta for cometida pelo time atacante (no caso de uma ação
faltosa de um defensor, se a bola entra na baliza, o gol será validado). Se os
árbitros ou o cronometrista paralisarem o jogo antes de a bola ultrapassar a
linha do gol, o tento não será validado. No caso de alguém que não esteja
participando da partida impedir a entrada da bola na baliza, o gol será
validado, mesmo
que a bola não tenha ultrapassado inteiramente a linha do gol.
Tiro de saída
No começo do
jogo, o tiro de saída é executado pela equipe que venceu o sorteio e escolheu
ficar com a bola; os adversários, então, têm o direito de escolher o lado da
quadra. Alternativamente, se a equipe que ganhou o sorteio escolher o lado da
quadra, o adversário dá o tiro de saída.
No início do
segundo tempo, o tiro de saída é feito pelo time que não o executou no início
do jogo.
O tiro de saída
é feito em qualquer direção do centro da quadra (com uma tolerância de 1,5 m
lateralmente). O jogador executante do tiro deve ter um pé sobre a linha
central até que a bola tenha saído de sua mão. Ele é precedido por um apito e
deve ser executado em 3 segundos. Os companheiros da equipe do executor devem
estar em sua própria quadra até o apito de autorização dado pelo árbitro. Para
o tiro de saída do início de cada tempo, todos os jogadores devem estar nos
próprios lados da quadra deles. Contudo, para tiros de saída depois que um gol
foi marcado, os adversários podem estar em ambos os lados da quadra,
respeitando pelo menos 3 m de distância do jogador executante do tiro de saída.
Tiro lateral
Um tiro lateral
é assinalado quando a bola tiver cruzado completamente a linha lateral, ou
quando um jogador de quadra da equipe defensora tiver sido o último a tocar na
bola antes que ela cruzasse a linha de fundo de sua equipe. O tiro lateral é
executado sem o apito do árbitro, pelo adversário da equipe cujo jogador tocou
por último na bola antes que ela cruzasse a linha. O tiro lateral é executado
do ponto onde a bola cruzou a linha lateral ou, se ela cruzou a linha de fundo,
da intersecção entre a linha lateral e a linha de fundo daquele lado.
O executante
deve permanecer com um pé sobre a linha lateral até que a bola tenha saído da
mão dele. Ao jogador não é permitido colocar a bola no solo e pegá-la de novo,
ou quicar a bola e agarrá-la novamente.
Enquanto o tiro
lateral está sendo executado, os adversários não podem estar a menos de 3 m do
executante.
Eles estão,
contudo, sempre autorizados a permanecer imediatamente no lado de fora da linha
da área de gol deles, mesmo se a distância entre eles e o executante for
inferior a 3 m. Um gol marcado direto de um tiro lateral será válido.
Tiro de meta
Quando o goleiro
controla a bola na área de gol ou quando a bola cruza a linha de fundo, depois
de ter sido tocada por último pelo goleiro ou pelo jogador da equipe
adversária, o goleiro deverá executar o tiro para fora da área e não poderá
tocar novamente na bola enquanto ela não for tocada por um jogador de quadra. O
tiro é considerado executado quando a bola lançada pelo goleiro tiver
ultrapassado a linha de área do gol. Durante o tiro, os adversários podem ficar
no espaço entre a linha de área e a de tiro livre.
Tiro livre
Os árbitros
interrompem o jogo e o reiniciam com um tiro livre para os adversários quando:
· A equipe em
posse de bola comete uma violação das regras que deve conduzir à perda de sua
posse;
· A equipe
defensora comete uma violação das regras que cause, para a equipe em posse de
bola, a perda desta.
O tiro livre é
normalmente executado sem nenhum apito do árbitro, a princípio, do lugar onde a
infração ocorreu.
Nunca deve ser
executado dentro da própria área do gol da equipe executante ou dentro da linha
de tiro livre dos adversários.
Quando o
executor está posicionado corretamente e com a bola nas mãos, este não deve colocá-la
no solo e pegá-la novamente, quicá-la e agarrá-la de novo; também não pode
entregála a um companheiro e mesmo o companheiro não pode tocar ou pegar a bola
da mão do
executor.
Os jogadores da
equipe do executor não podem permanecer dentro da área de tiro livre adversária
até que o tiro livre tenha sido executado. Os adversários devem respeitar os 3
m de distância do tiro.
Tiro de 7 m
É aplicado
quando:
a) uma clara
chance de marcar um gol é destruída por um jogador ou oficial de equipe do time
adversário em qualquer lugar na quadra;
b) há um apito
não autorizado no momento de uma clara chance de marcar um gol;
c) uma clara
chance de marcar um gol é destruída através de interferência de alguém não
participante do jogo.
O tiro de 7 m é
um lançamento direto ao gol e, durante sua execução, o jogador não pode tocar
nem ultrapassar a linha de 7 m antes que a bola tenha deixado sua mão. Nenhum
outro jogador, além do executor, pode ficar entre a linha da área de gol e a
linha de tiro livre. Se um jogador da equipe atacante toca a linha de tiro
livre antes do arremesso, é marcado tiro livre em favor da equipe defensora. No
caso inverso, pune-se o infrator validando o gol, se a bola entrou, ou
repete-se o tiro.
Execução dos
tiros
A bola deve
estar na mão do executor e os jogadores, nas posições prescritas pelo tiro em questão.
Exceto no tiro
de meta, o executante deve ter uma parte de um pé em constante contato com o solo
quando o tiro é executado.
A bola não pode
ser entregue em mãos ou tocada por um companheiro até que o tiro tenha sido executado,
e não se deve colocá-la no solo e pegá-la novamente, quicá-la e agarrá-la.
Sanções
Uso do cartão
amarelo
a) faltas e
infrações contra um adversário (condutas para com o adversário) persistentes;
b) infração
quando os adversários estão executando um tiro;
c) atitude
antidesportiva de um jogador ou oficial. Para a equipe: máximo de 3 para os
jogadores e máximo de 1 para os 4 oficiais.
Exclusão por 2
minutos:
a) falta durante
a substituição ou entrada ilegal em quadra;
b) faltas
repetidas que devem ser punidas progressivamente;
c) por conduta
antidesportiva recorrente, seja por parte de um oficial ou de um jogador,
dentro ou fora da quadra;
d) por não
soltar ou não colocar a bola no solo sobre a marcação de tiro livre contra a
equipe que está em posse de bola.
Para a equipe –
máximo de 3 para cada jogador; máximo de 1 para os 4 oficiais. O tempo de exclusão
tem início quando o árbitro, por meio do apito, reinicia o jogo.
O cartão
vermelho é aplicado:
a) quando um
jogador não está autorizado a jogar;
b) por falta que
coloque em perigo a integridade física do adversário;
c) por atitude
antidesportiva grosseira de um jogador ou oficial de equipe;
d) por causa de
uma terceira exclusão para o mesmo jogador;
e) por uma
agressão de um jogador fora do tempo de jogo e por agressão de um oficial;
A
desqualificação é sempre para o tempo restante de jogo. O jogador deve deixar a
quadra e a área de substituição. Decorridos 2 minutos, a equipe pode colocar em
quadra outro jogador no lugar do jogador faltoso. Para a equipe: máximo de 1
para cada jogador; máximo de 1 para cada oficial.
Expulsão
É aplicada
quando ocorre uma agressão física contra o corpo de um adversário, companheiro,
oficial de arbitragem ou espectador, durante o tempo do jogo.
A equipe deverá
jogar o tempo restante da partida com um jogador a menos. Mais de uma violação
na mesma situação: o tempo de exclusão poderá ser de 4 minutos se o jogador,
após uma exclusão, for culpado de atitude antidesportiva antes de reiniciar o
jogo; isso vale para
desqualificação
também. Assim, é dada à equipe uma punição adicional.
Os árbitros
Cada jogo é
dirigido por dois árbitros, ambos com os mesmos direitos.
Eles são
assistidos por um secretário e por um cronometrista.
SISTEMA DE DISPUTA DO TORNEIO
DE HANDEBOL 2015
Para 8º Anos:
Duas chaves de 3
equipes:
Chave A Chave B
Equipe 1 Equipe 4
Equipe 2 Equipe 5
Equipe 3 Equipe 6
1 x 2 4 x 5
3 x
perdedor 6 x perdedor
3 x
vencedor 6 x vencedor
Semifinal
1º chave A x 2º
chave B
1º chave B x 2º
chave A
Final
Perdedores da semifinal - 3º lugar
Vencedor da
semifinal - 1º lugar
Para 9º Anos
Chave A Chave B
Equipe 1 Equipe 5
Equipe 2 Equipe 6
Equipe 3 Equipe 7
Equipe 4 Equipe 8
1 x 2 5 x 6
3 x 4 7 x 8
1 x 3 5 x 7
2 x 4 6 x 8
1 x 4 5 x 8
2 x 3 6 x 7
Semifinal
1º chave A x 2º
chave B
1º chave B x 2º chave A
Final
Perdedores da
semifinal - 3º lugar
Vencedor da
semifinal - 1º lugar
Regulamento de FUTSAL
CEF 07 BSB
O Torneio de FUTSAL
CEF 07 BSB tem como objetivo a integração,desenvolver o
espírito esportivo ,avaliar o trabalho realizado no semestre e o lazer entre os
alunos,portanto atitudes desrespeitosa e agressiva não são os objetivos do
nosso evento. Colabore com o bom andamento dos jogos.
1-Sistema de disputa:
semelhante ao
realizado na copa do mundo, só que entre
as séries do CEF 7 de BSB. Fase de grupos, semifinais e final em cada série.
2-Nos grupos onde há somente 3 equipes,após a 1ª rodada do
grupo, em caso de algum jogo terminar empatado a equipe que sofrer o primeiro gol será a equipe que fará o
primeiro jogo com a 3ª equipe do grupo. Caso o jogo termine zero a zero
um sorteio definirá que equipe jogará primeiro com a 3ª equipe do
grupo . No entanto na tabela de pontuação será marcado 1 ponto para cada
equipe,resultado do empate das equipes.
3-Caso haja empate na pontuação entre duas equipes o
confronto direto definirá a classificação. Caso não seja possível e / ou
envolvendo três ou mais equipes ,será analisado: 1º- melhor saldo de gols, 2º-
Gols pró e 3º- defesa menos vazada, caso ainda não seja possível definir o
classificado haverá um sorteio entre as equipes envolvidas no empate.
2-Sistema de pontuação:
Vitória 3 pontos, empate 1 ponto e derrota zero ponto.
3-Dos Jogos:
-As partidas serão disputadas em dois tempos de 10 min. ( =20
min.) com intervalo de 2 min. intervalo.
-As substituições podem ser feitas sem limites, devendo o
substituto aguardar a saída do substituído fora da quadra, no espaço delimitado
de 5 m. Somente na substituição do goleiro será parado o jogo.
-Todos os reservas podem /devem entrar no jogo, visando à
avaliação individual;
-Equipes que não se apresentarem na hora marcada para os
jogos conforme a tabela de jogos perderá por W.O. , causando perda de cinco
pontos na tabela de classificação dos jogos e seus membros perderão três pontos
na avaliação individual. Nas turmas( 8ºA ao F, 9ºABCD)
-Equipes que não dispuserem de uniforme deverão utilizar
coletes fornecidos pelo CEF7.
-Membros das equipes que invadirem a zona de jogo ( espaço da
quadra),sem estarem envolvidos nos jogos, serão penalizados com perda de 1
ponto na sua avaliação individual, a cada invasão.
-Os demais membros das equipes inscritos deverão permanecer
sentados no banco de reserva, situado entre as duas quadras.
-Suspensão da programação só por motivos climáticos.
-Alunos expulsos no futsal cumprirão dois (2) jogo de
suspensão. Em caso de reincidência o jogador estará eliminado do torneio .
- Alunos com 2 cartões amarelos terão que cumprir um jogo de
suspensão.
5- Adaptações das Regras oficiais de Futsal.
1- o
limite das faltas: são 3 as faltas cumulativas por período ( após será tiro
livre de 10 m.) e 3 faltas
individuais no jogo.( será
obrigatoriamente substituído após a 3ª
falta por outro jogador).
2-A equipe poderá fazer 1 único recuo
para o goleiro,antes que a sua equipe passe do meio de campo e/ou o adversário
toque na bola. (no segundo toque, será cobrado tiro indireto no local onde foi
tocada a bola, se for fora da área ou no
limite da área se for tocado pelo goleiro ele estando dentro da área.
Importantíssimo: Pontualidade e aquecimento.
É fundamental a pontualidade , portanto o início
do torneio às 7h45 min. ( matutino) e
13h45min. Vespertino, é fundamental para
a sequência da programação estabelecida. Os capitães devem ficar atentos aos
horários da programação. Haverá somente 5 min. de tolerância para o primeiro
jogo da rodada. Os demais jogos serão consecutivos, sem tolerância.
Outro ponto relevante é o aquecimento prévio da equipes antes dos jogos, facilitará as
equipes entrarem na disputa com vantagem. Sugerimos o início do aquecimento no
início do jogo anterior ao seu jogo programado.
Obs: Todas as dúvidas serão resolvidas pelos professores de
educação física dentro dos princípios e regras esportivas.
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